.::::Tomodachi::::.
.::::Awards e Premios que ganhei::::.
.:::: HTML por ::::.
.:::: Design by Adriana Tomimoto
Copyright© 2006 by Adriana Tomimoto®
Todos os direitos reservados.
::::.
.::::Blogando desde 17/02/2006::::.


= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
terça-feira, maio 13, 2008
|
|

Ola pessoal!!! Como foi o dia das Mães para vcs??? Para mim foi otimo!!!!! Quero agradecer a todos pelas visitinhas e pelos recadinhos. Vim postar hoje,pq é uma data importante,13 de maio é o dia da abolição da escravatura no Brasil e queria deixar meu pequeno mas muito carinhoso post,sobre algumas curiosidades da nossa historia,muito triste mas um fato. Espero que gostem,apesar de ser um post longo é muito interessante.

A Lei Áurea foi assinada pela Princesa Isabel em 13 de maio de 1888. A lei marcou a extinção da escravidão no Brasil, o que levou à libertação de 750 mil escravos, a maioria deles trazidos da África pelos portugueses. A assinatura da lei foi conseqüência de um longo processo de disputas. Logo antes da elaboração do deputado conservador João Alfredo, muitas manifestações pedindo a libertação dos escravos já ocupavam as ruas, principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro.
Na verdade, os escravos já estavam mobilizados em torno desta causa havia muitos anos. Um dos primeiros ícones da luta pela libertação dos escravos, considerado o mais importante até hoje, foi o movimento do Quilombo dos Palmares, liderado por Zumbi dos Palmares.
Escravos fugidos ou raptados de senzalas eram levados para o território, que chegou a ter 200 quilômetros de largura, em um terreno que hoje corresponde ao estado de Alagoas, parte de Sergipe e de Pernambuco. O movimento, iniciado por volta de 1590, só foi derrotado cerca de 100 anos depois, em 1694. Um ano depois, Zumbi, traído por um homem de sua confiança, foi assassinado. A data de sua morte, 20 de novembro, é muito comemorada pelo movimento negro e foi oficializada como o Dia Nacional de Denúncia contra o racismo.
Mas o começo da liberdade ainda demoraria para acontecer. Os primeiros passos, antes da Lei Áurea, foram a Lei do Ventre Livre (1871) e a Lei dos Sexagenários (1884). A primeira estabelecia que os filhos de escravos ficavam sob os cuidados do senhor de suas mães até 8 anos. Depois, o senhor poderia libertá-los e receber indenização ou usar seus trabalhos até os 21 anos, depois eles estariam livres. A segunda dizia que os escravos estariam livres quando completassem 60 anos. Mas antes da liberdade total, deveriam trabalhar 5 anos de graça como indenização aos senhores pelos gastos com a compra deles.
Só então é que veio a Lei Áurea. Mas mesmo depois da lei, os ex-escravos batalharam bastante para sobreviver, porque não tinham emprego, nem terras, nem nada. Muitos deles arranjaram empregos que pagavam pouco porque era tudo que os brancos lhes ofereciam. Os movimentos de consciência negra surgem como forma de protestar contra esta desigualdade social e contra o preconceito racial. Hoje, 13 de maio é o Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo.
E você com isso? É compromisso de todo mundo lutar por um mundo mais justo, e está incluída aí a justiça racial. Todos os seres humanos merecem respeito carinho ou atenção, independentemente da cor da sua pele. Isto significa que você deve tratar bem todos os seus colegas e seus conhecidos, não importa se ele é branco, negro ou oriental.
fonte: http://www.terra.com.br/criancas/ajuda/leiaurea.htm

A feijoada está diretamente ligada à presença do negro em terras brasileiras. Resultado da fusão de costumes alimentares europeus e a criatividade do escravo africano, a feijoada é o simbolo da culinária nacional.
Esta fusão teve origem na época do descobrimento do ouro na Capitania de São Vicente/SP, na virada do século XVII. 0 inicio da mineração no Brasil levou à criação de novas capitanias e modificou sensivelmente a economia brasileira. A partir dai incentivou-se o uso da moeda nas trocas comerciais, antes baseadas em produtos como o cacau e o algodão e fez crescer a necessidade de mão-de obra escrava, intensificando o tráfico de negros africanos e, como conseqüência, sua influência em nossos hábitos alimentares. fonte: http://www.vivabrazil.com/feijoada.htm
Feijoada completa
Ingredientes 2 kg de feijão preto 1 kg de carne-seca 1 kg de carne de porco salgada 1 kg de paio 1 kg de lingüiça 1 kg de lombo de porco salgado 3 pé de porco 2 orelha de porco 3 rabinhos de porco 1 kg de bucho de boi ½ de bacon 2 cabeças (grandes) de alho 3 maços de cebolinha verde 3 maços de salsa óleo (o quanto baste) sal Modo de Preparar
Escolha e lave o feijão. Deixe-o de molho em água fria de véspera. Lave bem as carnes salgadas para a retirada do excesso de sal. Deixe-as também de molho em água fria de véspera, porém em vasilhas separadas, procedendo a troca da água de quando em quando. No dia seguinte, fervente as carnes para a retirada total do sal. Após ter aferventado as carnes salgadas, junte todas - carnes salgadas e as não-salgadas - ponha numa grande panela e frite-as por pouco tempo*. Na panela-de-pressão ponha o feijão, o bucho, a carne-seca e demais carnes que necessitem de mais tempo de cozimento. Em outra panela leve a cozinhar as carnes mais macias. Quando o feijão já estiver macio e as carnes da outra panela também, faça,à parte, o seguinte refogado: óleo - o quanto baste -, as três cabeças de alho socadas (amassadas) e despeje dentro de uma grande panela todos os ingredientes: feijão e carnes. Prove o ponto de sal - lembrando sempre que, em função das carnes salgadas, o uso do sal deve ser extremamente observado, pois, do contrário, facilmente o sabor da iguaria ficará comprometido, porque poderá ficar salgado por demais... Deixe ferver por 15 a 20 minutos, para tudo tomar gosto. Molho Essencial... A alma brasileira aprendeu, ao longo dos cinco séculos de simbiose irrestrita com etnias várias que, para se saber o necessário tom de vida bem vivida é vital que se aprenda, e com características próprias dos seres que vivem "abaixo da Linha do Equador, a arte de fazer dar cores e cheiros especiais a tudo que cria e tem existência por aqui, nesta parte ensolaradamente tropical do Atlântico. Por isto mesmo compreendeu, simultaneamente ao seu descobrimento que, o jeito de suas gentes e os sabores de seus quitutes precisavam inovar, surpreender e apaixonar por "carregar em sons e cheiros" especiais. E o ser brasileiro criou - a partir do que lhe presenteou a Mãe-África e a Metrópole Central (Portugal)o seu exotismo!!! Nada pode ser comparado ao seu Carnaval - festa de poesia com poetas marotos! -, à sua culinária misturada e de misturas, às suas bebidas - busca incessante pelo frescor total do corpo e do espírito, e, finalmente, à sua oculta ciência de criar sons musicais e molhos sobrenaturalmente enlouquecedores... neste quesito, com certeza absoluta,o Brasil é a maior potência mundial!!! A maestria com que confecciona seus cantos e culinárias - que nunca pode ser concebida sem uma interagir com a outra - provoca um estado embriagador aos "nativos" e uma condição de refém a qualquer incauto de outras "bandas do mundo" que, por desaviso, se aventure, uma única vez que seja, a provar o jeito moreno de viver...é bom que se avise: Quem se arriscar a "lamber os beiços" nos "manjares da brasileiridade" não vai impunemente esquecê-la jamais!!! Assim, antes da preparação do molho da feijoada, ponha a tocar, na voz da Simone:
"...Pode ir preparando aquele feijão preto eu tô voltando... põe meia dúzia de Brahma pra gelar... manda a criançada pra casa da vó... eu tô voltando... põe pra tocar aquele som... põe a camisola nova... troca a roupa de cama... dá folga pra empregada... eu tô voltando... faz um cabelo bonito pra eu olhar, que eu só quero é mesmo despentear... pode se perfumar... porque eu tô voltando..." ...
Daí sim, junte: Ingredientes para o Molho Essencial 1 copo de caldo de limão 3 colheres de sopa de salsa cebolinha verde picadinhas 1 colher de sopa de pimenta malagueta picadinha 1 pitada de pimenta-do-reino sal a gosto Modo de Preparar o Molho Essencial Amasse um pouco as pimentas e junte os outros ingredientes. Se preferir um molho menos forte, pode acrescentar uma colher de água ou menor quantidade de pimentas. O acompanhamento deste prato é o arroz branco, rodelas de laranja salpicadas com sal, e uma boa couve à mineira - que nada mais é do que: Cortar as folhas em tirinhas finíssimas e refogar com alho, sal e cebola cortada miúda.
A cervejinha e a caipirinha (conheça a receita clicando aqui) estão "no jeito"?! Se a resposta for positiva, o almoço está pronto para ir à mesa!!!!!!!! fonte:http://www.gastronomiabrasil.com/Gastronomia/Receitas_Brasileiras/Outras/Feijoada_Completa.htm
Uma Onda no Ar
Este é um filme otimo,já assisti e vale conferir.

Sinopse Jorge, Brau, Roque e Zequiel são quatro jovens amigos que vivem em uma favela de Belo Horizonte e sonham em criar uma rádio que seja a voz do local onde vivem. Eles conseguem transformar seu sonho em realidade ao criar a Rádio Favela, que logo conquista os moradores locais por dar voz aos excluídos, mesmo operando na ilegalidade. O sucesso da rádio comunitária repercute fora da favela, trazendo também inimigos para o grupo, que acaba enfrentando a repressão policial para a extinção da rádio.
Premiações - Recebeu uma indicação ao Grande Prêmio Cinema Brasil, na categoria de Melhor Direção de Arte.
- Ganhou 2 Kikitos de Ouro, no Festival de Gramado, nas seguintes categorias: Prêmio Especial do Júri e Melhor Ator (Alexandre Moreno).
Curiosidades - Inicialmente o título original do filme seria Uma Rádio na Favela.
- O custo de produção de Uma Onda no Ar foi de R$ 1,7 milhão.
- Parte da arrecadação conseguida com Uma Onda no Ar será destinada à Rádio Favela FM, de Belo Horizonte.
- O processo de seleção dos atores de Uma Onda no Ar ocorreu em junho de 2000, quando foram convocados pela mídia jovens negros para testes. Foram inscritos mais de 3000 candidatos em Belo Horizonte, no Rio de Janeiro e em São Paulo.
- Para se preparar para seu papel em Uma Onda no Ar, o ator Adolfo Moura visitou oficinas de eletrônica para aprender a soldar e manusear ferramentas e peças.
- Uma Onda no Ar foi totalmente rodado em Belo Horizonte, com locações no morro e na cidade. Somente as cenas na cadeia e no interior dos barracos foram rodadas em estúdio. fonte:http://www.adorocinema.com/filmes/onda-no-ar/onda-no-ar.asp
 Marcadores: 13 de maio
rabiscado pela Dri
Seu recadinho...aqui:
ou aqui:Comments:
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
|